AQUI ESTAMOS EM NOSSA SALA DE APOIO !
Os conteúdos do nosso componente curricular, Educação Física, em sua maioria estarão presentes aqui, agrupados por unidades temáticas.
Aproveitem, leiam, pesquisem, estudem, façam as atividades, assistam vídeos, baixem arquivos e tirem dúvidas, assim aprenderemos muito mais.
9º
ESPORTES

Esportes são práticas corporais culturais, classificadas em categorias para serem ensinadas de forma abrangente, focando não só na competição, mas na compreensão, experimentação e análise desses jogos, como esportes de marca (natação), precisão (bocha), técnico-combinatórios (ginástica artística), rede/parede (vôlei, tênis), campo e taco (beisebol), invasão (futebol, basquete) e combate (judô, luta olímpica).
GINÁSTICAS

Ginásticas são práticas corporais divididas em três grandes grupos: Ginástica Geral, focada na exploração acrobática e expressiva do corpo em grupo; Ginástica de Condicionamento Físico, voltada para a melhora da condição física com séries e repetições; e Ginástica de Conscientização Corporal, que busca o autoconhecimento e bem-estar através de movimentos lentos e posturas, como Yoga e Pilates. As ginásticas competitivas (Artística, Rítmica, etc.) são tratadas como esportes na unidade temática Esportes, não na unidade Ginástica.
DANÇAS

Danças são práticas corporais que envolvem movimentos rítmicos organizados em passos e evoluções, com codificações históricas e musicais, explorando manifestações do Brasil e do mundo (incluindo matrizes indígenas e africanas), permitindo o desenvolvimento de habilidades individuais, em duplas ou grupos, e promovendo a fruição, experimentação e recriação dessas danças no contexto escolar, respeitando suas diferentes origens e significados culturais.
LUTAS

Lutas são disputas corporais regulamentadas por regras, que envolvem técnicas e estratégias de ataque e defesa para imobilizar, desequilibrar, atingir ou excluir um oponente, diferenciando-se da briga por focar no respeito mútuo e na preservação, não na violência, explorando contextos culturais, como as lutas de matriz indígena, africana, brasileiras e do mundo, promovendo o autoconhecimento e o respeito ao próximo, mesmo no combate.
PRÁTICAS
CORPORAIS
AVENTURA

Práticas Corporais de Aventura (PCAs) são expressões corporais que exploram ambientes desafiadores (na natureza ou urbanos) para gerar perícias, proezas e sensações de risco controlado e superação, como skate, parkour, escalada, tirolesa, e orientação, focando na interação com o ineditismo e a imprevisibilidade para promover autoconhecimento, trabalho em equipe e respeito ao ambiente.




