AQUI ESTAMOS EM NOSSA SALA DE APOIO !
Os conteúdos do nosso componente curricular, Educação Física, em sua maioria estarão presentes aqui, agrupados por unidades temáticas.
Aproveitem, leiam, pesquisem, estudem, façam as atividades, assistam vídeos, baixem arquivos e tirem dúvidas, assim aprenderemos muito mais.
7º
JOGOS
BRINCADEIRAS

Jogos e brincadeiras são atividades voluntárias com regras criadas e adaptadas pelos participantes, focadas na recreação, expressão cultural e convivência social, abrangendo desde jogos populares regionaisaté jogos eletrônicos, trabalhando a experimentação, fruição e a recriação dessas práticas para desenvolver habilidades e valores.
ESPORTES

Esportes são práticas corporais culturais, classificadas em categorias para serem ensinadas de forma abrangente, focando não só na competição, mas na compreensão, experimentação e análise desses jogos, como esportes de marca (natação), precisão (bocha), técnico-combinatórios (ginástica artística), rede/parede (vôlei, tênis), campo e taco (beisebol), invasão (futebol, basquete) e combate (judô, luta olímpica).
GINÁSTICAS

Ginásticas são práticas corporais divididas em três grandes grupos: Ginástica Geral, focada na exploração acrobática e expressiva do corpo em grupo; Ginástica de Condicionamento Físico, voltada para a melhora da condição física com séries e repetições; e Ginástica de Conscientização Corporal, que busca o autoconhecimento e bem-estar através de movimentos lentos e posturas, como Yoga e Pilates. As ginásticas competitivas (Artística, Rítmica, etc.) são tratadas como esportes na unidade temática Esportes, não na unidade Ginástica.
DANÇAS

Danças são práticas corporais que envolvem movimentos rítmicos organizados em passos e evoluções, com codificações históricas e musicais, explorando manifestações do Brasil e do mundo (incluindo matrizes indígenas e africanas), permitindo o desenvolvimento de habilidades individuais, em duplas ou grupos, e promovendo a fruição, experimentação e recriação dessas danças no contexto escolar, respeitando suas diferentes origens e significados culturais.
LUTAS


Lutas são disputas corporais regulamentadas por regras, que envolvem técnicas e estratégias de ataque e defesa para imobilizar, desequilibrar, atingir ou excluir um oponente, diferenciando-se da briga por focar no respeito mútuo e na preservação, não na violência, explorando contextos culturais, como as lutas de matriz indígena, africana, brasileiras e do mundo, promovendo o autoconhecimento e o respeito ao próximo, mesmo no combate.
PRÁTICAS
CORPORAIS
AVENTURA


Práticas Corporais de Aventura (PCAs) são expressões corporais que exploram ambientes desafiadores (na natureza ou urbanos) para gerar perícias, proezas e sensações de risco controlado e superação, como skate, parkour, escalada, tirolesa, e orientação, focando na interação com o ineditismo e a imprevisibilidade para promover autoconhecimento, trabalho em equipe e respeito ao ambiente.



